O que fazer quando tudo dá errado em nossa vida?


A vida nem sempre é tranquila.
Tem vezes que parece que o mundo desabou sobre a sua cabeça. O que já não estava fácil parece que de repente ficou dez vezes mais difícil.
Além de todos os problemas que você já tinha surgiram uns quantos outros.
De repente, é um problema financeiro. Contas começaram a chegar e você está sem o dinheiro para pagar.
Pode ser que o seu relacionamento de tempos de repente terminou e de uma forma muito dolorosa.
Ou pode ser que você tenha perdido alguma outra coisa que era muito importante para você. Como uma pessoa querida, um animal de estimação, uma posição profissional.
Nem tudo são flores. A vida é feita de altos e baixos. Às vezes temos vitórias incríveis e empolgantes.
Outras vezes sofremos derrotas esmagadoras que nos colocam lá em baixo.
Por isso, neste artigo quero oferecer algumas sugestões do que fazer quando tudo dá errado na sua vida.
São sugestões para você perceber que por mais difícil que seja a situação, nem tudo está perdido. A jornada da vida é longa e ainda há muito pela frente.

1. Aceite que as dificuldades fazem parte da vida

Temos um hábito de criar planos e criar na nossa cabeça um mundo ideal. Um mundo de como devem ser as coisas.
Saúde, vida financeira confortável, família perfeita, carreira de sucesso etc. Cada um cria o seu mundo ideal.
Então quando surge um problema que causa um desvio no plano é motivo de desespero. Mas a verdade é que a vida não é assim perfeita. Maior parte do tempo ela é imperfeita.
Raros são os momentos em que tudo parece estar certo. Se é assim, melhor aceitar as imperfeições do que as resistir. Saber que isso faz parte e lidar com os desafios que a vida apresenta com leveza.

2. Relaxe

Se afaste dos problemas por um instante. Busque algo que possa fazer você relaxar e recuperar energias positivas.
Sair para fazer exercícios físicos, praticar esporte, entrar em contato com a natureza, assistir um filme de comédia, descansar.
Assim dar uma “reiniciada” no cérebro que está a mil e depois retomar a situação com mais condições de lidar com ela.

3. Tenha força emocional

Quando tudo dá errado, a vontade que dá é de enfiar a cabeça de baixo do travesseiro, e ficar dormindo por dias.
Algumas pessoas preferem encher a cara de álcool, drogas ou comida. Outras ficam chorando, reclamando e não saem da negatividade.
Não faça isso. Tenha força emocional.
Saiba que a dor existe logo que surge o evento. O momento da separação é dolorido. O momento da perda do emprego é dolorido.
Mas o que acontece depois é escolha sua. Você decide se quer continuar sofrendo ou não. Você pode ser emocionalmente forte e decidir que não quer valorizar a tristeza.
Decidir que quer valorizar a positividade para sair dessa.
Então ler coisas positivas como este texto, praticar afirmações positivas, fazer exercícios físicos para liberar o stress, montar o seu plano de ação para se recuperar e tomar as atitudes necessárias para isso.
Não deixe que eventos externos governem a sua condição interna. Você não tem controle sobre eventos externos, mas você tem controle sobre como responde a eles.
Evite responder com reclamação, raiva e negatividade. Negatividade atrai mais negatividade. Prefira se acalmar, aprender a lição e dar a volta por cima.

4. Seja resiliente

Não deixe os obstáculos derrubarem você. Reerga-se e continue lutando. Ainda tem muito pela frente.
Talvez você tenha perdido este jogo, mas o campeonato da vida ainda não terminou.

5. Não haja como vítima

Agir como vítima é ficar reclamando que você foi injustiçado, que as coisas estão erradas, que você está sofrendo e todos devem sentir pena de você. Não é assim que funciona. O mundo não deve nada a você. Nem pena.
Se você quer alguma coisa tem que levantar e ir pegar. Lutar pela sua sobrevivência. Essa é a lei da natureza. Então pare de reclamar. Pare de choramingar.
Aceite os desafios que a vida trouxe pra você e enfrente-os com coragem e determinação de vencê-los. Assuma essa responsabilidade pelos resultados da sua vida. É duro, mas é a realidade.

6. Lembre que você já superou desafios no passado

Esta não é a primeira vez que você passa por dificuldades. Já aconteceu antes e você superou. Ficou mais forte. Use essa força para superar mais esta e ficar ainda mais forte que antes.
Lembrar do que superamos no passado nos traz coragem para vencer o que se apresenta no momento. Você sobreviveu antes e vai sobreviver agora de novo. É experiência que você está ganhando.

7. Aprenda a olhar para o lado

Problemas fazem parte da vida de todos. Cada um carrega a sua cruz. Certamente a sua não é a maior que existe.
É só olhar pro lado para perceber. Tem gente que não sabe sequer ler nem escrever. Tem gente que tem sérios problemas de saúde extremamente debilitantes.
Se estiver difícil de perceber isso faça o seguinte. Vá até um hospital e veja o quanto as pessoas estão sofrendo.
Pelo que elas estão passando. Quando você olha pro lado vê que os seus problemas não são nada comparado ao de outras pessoas.
Ao analisar a situação sob essa perspectiva perceberá o quão afortunado você é pelo que tem a pesar do momento difícil que está passando.

8. Enxergue o desafio como uma oportunidade de crescimento

A dor faz parte do crescimento. Não é que o universo esteja contra você. Ele está enviando este desafio para você se desenvolver. Ninguém se desenvolve quando está em sua zona de conforto.
O desenvolvimento vem dos desafios. Utilize esses que a vida está apresentando para você neste momento para crescer e se desenvolver.
Ficar mais forte para os desafios futuros. Como diz o ditado, o que não mata engorda. Tudo que acontecer, por mais difícil que pareça, será para torná-lo mais forte e preparado.

9. Enfrente os problemas. Um por vez.

Pensar de forma positiva é um excelente começo, mas sozinho não resolve. Você precisa tomar uma atitude para resolver os problemas que surgiram.
Lide com um problema por vez. Quando o mundo desaba parece que não sabemos por onde começar. Mas é preciso encontrar esse novo começo e começar por aí. Fazendo os ajustes ao longo do caminho.

10. Lembre-se que depois da tempestade vem a calmaria

Lembro que quando era criança e me machucava ou algo que não gostava acontecia, minha mãe dizia “Vai passar”. Muito provavelmente você já ouviu isso também. É porque é verdade. Realmente, vai passar.
Tudo na vida é passageiro. Assim como a tempestade é passageira, os seus problemas também são.
Entenda essa natureza cíclica da vida. Pode ser que agora às coisas não estejam tão bem. Mas mais à frente vão ficar. Vai passar.
Olhe para alguns anos atrás. Os problemas que você tem agora são exatamente os mesmos que tinha naquela época?Provavelmente não. Os problemas não são permanentes.
Assim como você já teve problemas no passado que não existem mais, os seus problemas atuais também vão deixar de ser um problema mais à frente. Tudo na vida é passageiro.
Dê tempo ao tempo. Tenha paciência. Com o andar da carruagem as melancias irão se acomodar.

11. Saiba que pedir ajuda é uma possibilidade

Se você acha que não consegue resolver o problema só, lembre que pode pedir ajuda. Um amigo, um familiar ou até ajuda profissional de profissionais especializados como um coach, psicólogo ou psiquiatra dependendo do caso.
Um trabalho muito bacana é o do Centro de Valorização da Vida que oferece ajuda gratuita por telefone para pessoas que pensam cometer suicídio. Basta ligar 188. A ligação é gratuita para todo o Brasil.
Não tenha medo de pedir ajuda se você precisa.
Talvez precise pedir para uma segunda ou terceira pessoa se as primeiras não puderem. Mas sempre haverá alguém disposto a ajudar.
A vida não é perfeita. Nós passamos mais tempo enfrentando alguma dificuldade do que na calmaria. Por isso não desista de lutar quando as adversidades se apresentam.
A vida é uma luta. Com seus rounds de vitória e também seus rounds de derrota.
Nesse meio tempo, melhore sua habilidade para lidar com ela. Para vencer os desafios que se apresentam.
Saiba que as coisas irão passar. Os problemas que você está enfrentando agora não são para sempre.
Se a vida é uma jornada e devemos aproveitar a jornada, aprenda a usar essas fases difíceis para tirar algo de positivo. Aprendizado, crescimento e evolução pessoal.




Assine a nossa Newsletter

Back to top