Como fazer uma linda toalha de Natal



Material necessário:

– Tecido branco de 1,40 m X 1,40 m (pode ser entretela)
– ½ metro de algodão com estampa de Natal
– Cola para pano
– Tinta relevo dourada e vermelha
– Tinta para tecido verde-pinheiro e metálica dourada
– Pincel de cerdas duras (um pequeno e outro maior)
– Broxa pequena
– Pedaço de cartolina (pode ser até de caixa de sapato)

Passo-a-passo:

Pegue o tecido e dobre ao meio, depois faça isto novamente. Quando ficar em quatro partes, junte as pontas para formar um triângulo. Realize uma última dobra sobre a parte superior deste triângulo. Desta forma, a toalha ficará dobrada em 16 partes. Faça uma marcação com um raio de 70 cm utilizando pontinhos de lápis por toda a extensão da dobra. Agora é hora de cortar a toalha seguindo este pontilhado que você acabou de fazer.
Quando você abrir, vai estar redonda. É aí que você, com uma tesoura pequena, recortará as flores do tecido estampado. Fique atento aos contornos das folhas e recorte também a folhagem com a pinha. Separe as pinhas e as flores que você cortou, por tamanho. Sendo, as maiores e as menores.
Abra a toalha e vá distribuindo as flores grandes em cima das marcas das dobras e também na borda da toalha. Prenda com o alfinete e é hora de começar a colagem. Pegue a cola e coloque no verso da estampa, até a metade, espalhando nas bordas e também na parte interna. Agora cole sobre o tecido, alisando bastante. Repita este processo na outra metade.
Quando você fizer isto em toda toalha está feito. É a etapa de utilizar a tinta relevo dourada. Passe essa tinta sobre as linhas das flores, fazendo este contorno com delicadeza. É bom tomar cuidado para que a tinta pegue nos dois tecidos, no caso a toalha e as flores. Passe essa tinta também ao centro das estampas, nos contornos. Fique atento ao passar nas laterais, porque será preciso soldar um tecido com o outro. É isto que vai fixar todo o processo feito. E a tinta dourada é quem vai manter os desenhos na toalha que está sendo confeccionada. É por isso, que é preciso que você faça camadas mais grossas sobre contornos externos das flores da estampa. A mesma coisa deve ser feita com as pinhas, sempre fazendo com que a tinta fique nos dois tecidos.
Faça o molde da folha utilizando cartolina. Mas fique ligada: você só vai fazer uso da parte de fora do molde. Pegue o molde vazado e coloque no local onde você deseja decorar e comece a pintar. Vá fazendo as folhinhas e repita usando também o dourado. Desta forma, você preencherá todos os espaços vazios.
Com o pincel dar os retoques finais, faça algumas nervuras nas folhas. Dando mais graciosidade aos desenhos. Faça também uns matinhos. Pegue a tinta relevo vermelha e faça as bolinhas que imitam as azevinhas.
Para dar o finalizar você irá fazer as bordas. Faça a união da flor às pinhas com uma linha em forma de arco. Pinte a linha com a tinta de cor verde. É legal passar um pouco da tinta dourada também, para dar um pouco mais de destaque a composição. Depois que a tinta secar, pegue a tinta relevo vermelha e passe na borda externa da linha, onde será recortado. Após esperar umas quatro horinhas e com a tinta seca, corte todas as bordas da toalha utilizando a tesoura pequena. Vá contornando os cantinhos com delicadeza. Quando você terminar de cortar está pronto. Você tem uma linda toalha de mesa para a ceia de Natal. E foi você mesma que fez!
Veja outras lindas toalhas de Natal:
Créditos: tricoche.blogspot.com
Créditos: sandraatelier.arteblog.com.br
Créditos: blig.ig.com.br/rechilieu
Créditos: sabereconnosco.blogspot.com

Esse passo a passo foi criado pela Ana Maria Ronchel. Valeu Aninha! Ficou show de bola. Espero que possa ajudar a muita gente fazer a sua linda toalha de mesa para o Natal também. Boas criações!

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code