Os gatos sentem frio?





Os gatos são mais sensíveis às mudanças de temperatura
O primeiro dado a ter em conta é que os gatos são mais sensíveis às mudanças de temperatura que nós, sobretudo se estiverem habituados a viver apenas em interiores. Apesar da mudança do pelo que fazem no outono e que os prepara melhor para o inverno, e que podem suportar o contato com superfícies de até 50ºC de temperatura (por isso vemos muitas vezes gatos em cima de aquecedores ou radiadores), os gatos sentem o frio igual ou inclusive mais que nós, por isso deve ter especial cuidado com:
As raças com pouco ou nenhum pelo: Algumas das raças de gatos como o Levkoy Ucraniano, o Sphynx ou o Peterbald, ou o gato Siamês que tem muito pouco pelo ou quase nenhum, são propensas a sentir mais o frio e, por isso deve vigiá-las mais no inverno e proporcionar-lhes uma proteção extra contra o frio.
Os gatos doentes: Tal como nos humanos, os gatos que sofrem de alguma doença costumam ter as defesas baixas e são mais propensos a resfriarem-se com as temperaturas baixas.
Os gatos pequenos ou idosos: Os gatos bebês ou jovens não têm o sistema imunológico todo desenvolvido, e os gatos idosos que já têm mais de 7 anos têm-no debilitado, por isso, as suas defesas também são mais baixas e são mais suscetíveis a sofrer de alguma doença quando há mudanças de temperatura e os felinos têm frio.

Dicas para evitar que o seu gato sinta frio

Embora seja óbvio, uma alimentação adequada e equilibrada fará com que o gato esteja muito mais saudável e suporte melhor o frio. Mas deve ter em conta que durante o inverno, os felinos costumam fazer menos exercício e estar menos ativos que em outras épocas do ano, e por isso se estiverem sempre dentro de casa não tem que lhe proporcionar mais comida nem suplementos alimentar porque não os queimarão e podem chegar a sofrer de algum problema que derive em obesidade felina. Em contrapartida, se o seu felino costuma passear fora de casa ou faz vida no exterior, é melhor proporcionar-lhe um extra de energia quando o alimento para se manter bem na sua temperatura corporal.
Uma boa forma de evitar que o seu gato tenha frio quando está em casa é fechar as janelas, ligar o aquecimento ou os radiadores e manter um ambiente quente e confortável, tanto para ele como para nós. Também pode abrir as cortinas ou persianas das janelas para entrarem os raios de sol do exterior e, assim o seu gato pode deitar-se e aquecer-se.
Se não estiver em casa, é recomendável que não deixe nem os radiadores nem o aquecimento ligado para evitar acidentes domésticos. O que pode fazer é preparar vários lugares estratégicos para o seu gato poder se refugir e aquecer enquanto você não estiver em casa, colocando muitas mantas e uma cama com bolsas de água quente em várias zonas da casa, sobretudo se o seu pet tiver pouco ou nenhum pelo. Neste caso também lhe pode proporcionar roupa especial para gatos.
Independentemente de estar ou não em casa, para além de deixar várias mantas disponíveis para o seu felino se poder aquecer, também pode acondicionar a sua cama e o seu sofá com um bom edredom, colcha ou manta que o isole e ajude a suportar melhor as temperaturas baixas.

Os gatos também podem ficar resfriados

A forma de confirmar se os gatos sentem frio é quando ficam resfriados, porque tal como os humanos e muitos outros animais, os felinos também se podem resfriar e sofrer de muitos sintomas idênticos aos que nós temos:
Produzir mais mucosidade que o normal pelo nariz.
Ter os olhos vermelhos e/ou a chorar.
Espirrar mais do que o habitual.
Senti-lo apático e pouco ativo.
Nestes casos, é necessário consultar o quanto antes um bom veterinário para examinar o seu pet e indicar o tratamento adequado que deve dar ao seu felino para não piorar. 


fonte:https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-sentem-frio-21276.html






             Os gatos sentem frio?


  1.